O que é necessário para colocar um portão automático em casa?

O que é necessário para colocar um portão automático em casa?

Existem diversos benefícios em realizar a automatização do portão de uma residência, pois além de uma solução prática e segura para a sua casa, tudo isso pode ser alcançado sem custos muito elevados. Para a rotina, o investimento se mostra bastante útil, servindo tanto para o ambiente residencial quanto profissional. A seguir, confira algumas dicas e cuidados antes de aderir ao portão automático para ajudar no dia a dia:

Avalie os custos e o processo de instalação:
Antes de automatizar o seu portão é importante que entenda todos os custos envolvidos no projeto. Mesmo que a relação custo x benefício seja boa, existem outros pontos importantes, como o investimento inicial e a manutenção.

Inicialmente, os custos são com a instalação, e incluem motores, peças, acessórios e o tipo de portão utilizado. Diferente de um portão comum, o portão automatizado é feito de alumínio ou algum material mais leve que ferro. Isso acontece para que o motor não seja forçado excessivamente em cada acionamento.

Quanto ao sistema de abertura, também existem diferenças. Deve-se considerar o espaço disponível ao redor do portão para assim definir qual o sistema de acionamento mais adequado para a sua casa.

Isso pois, cada tipo de portão funciona de um jeito, e o seu movimento não pode ser interrompido ou forçado para que o motor não quebre frequentemente.

Escolha um tipo de portão:
Referente aos sistemas mais comuns para portões automáticos estão: o deslizante, pivotante e basculante. A diferença entre os três é a seguinte:

DESLIZANTE

O portão deslizante tem um sistema de abertura lateral. Nele, o motor fica no chão e o portão corre sobre um trilho. Por isso o modelo exige um espaço maior na lateral para deslizar.

Por não ficar suspenso em momento algum e sempre manter o portão apoiado, esse tipo de acionamento depende de poucas manutenções, pois toda a sua movimentação é sustentada pelo chão.

A indicação para esse tipo de motor é que seja colocado em residências com espaço lateral, como casas que tenham um muro ao lado do portão.

PIVOTANTE

O portão pivotante abre para o lado de dentro e funciona com dobradiças. O acionamento dobra o portão ao meio, e por isso esse tipo de motor exige um número maior de manutenções. Principalmente ao somar o número de vezes que for usado ao longo do dia.

É recomendado para casas com espaço na garagem, pois deve levar em consideração que ao dobrar, o espaço próximo ao portão não pode estar ocupado a uma altura média.

BASCULANTE

O portão basculante, que também é o mais visto em residências e comumente usado em comércios, fica suspenso quando aberto. O motor levanta o portão e o mantém no alto em posição horizontal.

Para ele é importante verificar a altura do teto e se o portão manterá um espaço suficiente enquanto aberto. Os carros passarão por baixo dele, e a altura do veículo deve ser bem pensada considerando o portão aberto.

Precisa de ajuda?